domingo, 1 de abril de 2012

História Da Família Cardoso


             
Em junho de 2012 a cidade de Mutum estará completando 100 anos. E juntamente com a cidade, a família Cardoso - mais conhecida em como Família Quitito - fará um encontro no dia 29 de abril de 2012, onde a maioria dos membros estará presente para uma grande confraternização entre varias gerações.
Do Sr. José Antônio Cardoso e de sua esposa a Sra. Maria Rosa de Jesus, são filhos:

Sr. Geraldo Antônio Cardoso
Sr. Jose Antônio Cardoso
Sr. Genésio Antônio Cardoso
Sr. Antônio Joaquim Cardoso
Sr. Manoel Antônio Cardoso
Sr. Braz Antônio Cardoso
e
Sra. Carmosina Maria Cardoso Araújo
Sra. Maria Cardoso Teixeira
Sra. Francisca Maria Cardoso Pereira
Sra. Santir Maria Cardoso Henriques
Sra. Maria da Penha Cardoso Silva
Sra. Ilsa Maria Cardoso Mathias

O sobrenome Cardoso é muito antigo e também muito conhecido em Portugal, desde o ano de 1170, e sua sucessão ancestral é conhecida desde o tempo do reinado do Rei Dom Afonso III.
Naquele tempo Dom Hermigo Cardoso vivia em Lamego, e foi senhor da Villa de Cardoso em São Martinho de Mouros, onde tinham a quinta e Solar de Cardoso, que fora uma doação do Rei Dom Fernando.
Este sobrenome estabeleceu-se em todo o Reino de Portugal, desde o tempo de El Rei Dom Sancho I, como também na Espanha, mais especificamente na região da Galícia, Sevilha – na Andaluzia, e Astúrias de Santilana – na Cantabria y Astúrias.
Dom Juan de Cardoso, um descendente desta casa, deu prova de sua nobreza na chancelaria Real de Valladolid em 1599. Este se tornou o primeiro Senhor de Lemus, Conde de Santa Maria e Marques de Cardoso em Sevilha.
Esta honra foi feita para todos os seus descendentes.
(o nome Cardoso e um derivativo de cardum, da palavra latina cardos, planta típica daquela região, um terreno cheio de cardos). Mais especificamente prove de Cardoso de La Sierra na província de Guadalajara, Espanha. E também da Villa de Cardoso em Viseu eram Senhores. 

5 comentários:

  1. oi,, meu avó chamava José Antônio CArdoso e veio de Minas quando ele era rapaz de uns 18 a 20 anos de idade ,, tinha uma noiva em minas e não pode casar com ela.. Só não me lembro o nome do meu bisavó....ahh lembrei , o nome dele era joaquim antônio cardoso ou Antônio Joaquim cardoso..
    qualquer coisa entra em contato Tinan_1979@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá ... Fazem parte de sua família Colodoaldo Cardoso e Raquel Cardoso?!
    Qualquer coisa: tmartinscardoso@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Minha bisavó Eponina Cardoso é filha de Luiz Antonio Cardoso Junior, e minha bisa é de Campo Belo, Minas.. ainda tô pesquisando

    ResponderExcluir
  4. Ulisses meu avo filho de Crispim meu bisavô, tropeiros residentes na Bahia mas de origem mineira, já falecidos não tive a oportunidade de conhecê-los nem por fotografia, gostaria de conhecer algum irmão ou parente que tenham os conhecido quem sabe uma fotografia

    ResponderExcluir
  5. Meu bisavô era Geral Quitito Cardoso, pá de Deila Maria Cardoso, alguém sabe algo sobre ele? Esse é meu email: lunaadm0015@outlook.com

    ResponderExcluir